Lenda da Boa Nova

Em todos os lugares do mundo existem lendas, assim sendo em Terena também existem várias lendas, sendo que esta é a que melhor se conhece nesta Vila.

A lenda da Boa nova tem a ver com  a construção do Santuário de Nossa Senhora Da Boa Nova, o qual foi erguido antes do Castelo de Terena.

Existem duas versões da lenda, o que realmente por si só já é muito interessante.

Primeira Versão

Maria de Portugal, Rainha de Castela
Foto do Pinterest


Nesta versão da lenda, a filha de D. Afonso IV, o Bravo, era casada com o Rei de Castela, mas genro e sogro não se davam bem.
Ora, uma vez, os Mouros atacaram os Castelhanos, e a rainha de Castela e Princesa Portuguesa deslocou-se até Portugal para pedir auxílio ao pai.
Diz-se que já em território português, repousando em Terena, a Rainha de Castela assistiu a um belo amanhecer e logo lhe deu o nome de Lucefécit, que significa "Luz se fez", dando assim origem ao nome da barragem de Lucefécit.
Dali, a rainha mandou um mensageiro a Évora, onde estava a corte de D. Afonso IV, suplicando-lhe que apoiasse o marido.
O pai respondeu afirmativamente, e a alegria foi tal que a rainha mandou edificar ali perto, de Terena, um Santuário a que lhe deu o nome de Nossa Senhora da Boa Nova.

Segunda Versão

Já na segunda versão da lenda, o rei terá mandado dizer à filha que não iria apoiar o genro.
Porém, logo a seguir, D. Afonso IV reconsiderou,  mudando de opinião, e apressou-se a enviar dois cavaleiros, que foram dar com a Rainha de Castela em Terena.

Exatamente no sítio em que ainda hoje vemos a cruz que assinala esse mesmo encontro.

Perguntou-lhes ela ao que vinham, e responderam os cavaleiros:
-Boa nova temos, Senhora. O vosso pai acede ao vosso pedido e vem em breve, com o exército português, combater os Mouros!


A rainha ajoelhou-se e disse que, perante a resposta de seu pai e Rei de Portugal, ai mesmo mandaria construir um templo sob invocação de Nossa Senhora da Boa Nova.

Acabando mesmo por cumprir esta promessa.


Enviar um comentário

0 Comentários