A Lenda da Moura Talanna - Parte 4/6

 


Talanna: Sim, Joam! Desde o primeiro momento que te vi, que gosto de ti, mas não tinha a certeza se gostavas de mim!

Joam: Então, agora já tens a certeza que te amo e quero casar contigo! Assim que tivermos as coisas aqui organizadas vamos a minha casa para conheceres a minha família e para eles te conhecerem!

Talanna: Sim, está bem, mas não tenho roupa para me apresentar na casa da tua família, antes tenho de ir comprar roupa a uma feira!

Joam: Olha, daqui a quinze dias há uma feira em al-Julumaniya (Juromenha), os meus irmãos ficam aqui a guardar as cabras e nós vamos comprar a tua roupa e outras coisas, depois no fim do mês que vem há uma grande feira em al-Bash (Elvas), também vamos!

Talanna: Está bem Joam, tenho alguns dirrãs guardados, posso comprar a roupa e mais algumas cabras!

Joam: Então, está combinado! E a partir de hoje somos namorados?

Talanna: Sim, Joam, somos namorados, mas ficas a saber que, enquanto não casarmos não ficas aqui na cabana, nem vai haver nada entre nós!

Joam: Sim, não pensei numa coisa dessas! Continuamos como até agora, mas temos de tratar do nosso casamento e depressa!

O Joam, nessa noite entrou em casa tão contente que todos perceberam qual tinha sido a resposta da Talanna! Mas ele confirmou que, a partir daquele dia eram namorados! No final do verão de 1121, o Joam e a Talanna casaram-se, foi um casamento simples, no entanto, teve boda! Ele recebeu algumas cabras dadas pelos pais que juntou às dela, formando uma grande cabrada, guardadas pelos dois, mas ela começou a dedicar-se aos trabalhos junto e dentro das cabanas, como por exemplo tirar o leite às cabras, fazer e cuidar dos queijos e tratar dos outros animais que compraram nas feiras e alguns oferecidos pelos pais do Joam, como galinhas, patos, perus e outros!

A sua vida estava muito bem organizada e, naturalmente, a família começou a crescer com o nascimentos dos filhos! O rebanho de cabras também crescia dia após dia e os currais e casebres aumentavam constantemente!

Os irmãos e irmãs do Joam, foram casando e contruindo os seus casebres junto ao seu, sendo, muito rapidamente constituída uma aldeia que, por ter sido iniciada por Talanna ficou com a designação do seu nome, ou seja Aldeia de Talanna!

Continua…

Enviar um comentário

0 Comentários